Anohana



"Ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia."

Quando criança, Jinta Yadomi criou com os seus amigos o grupo secreto "Super Peace Busters", do qual era o líder e chamado de "Jintan".Até que uma tragédia assola o grupo - a morte acidental de uma das integrantes, Menma. O incidente leva ao desmembramento do grupo, e, ao longo dos anos, os amigos acabam se afastando por completo.Só que, um dia, sem mais nem menos, Menma,que deveria estar morta, surge no quarto de Jintan! Será uma sósia...? Um fantasma...? Qual a razão do "retorno" da garota?!



Vou começar por um ponto, que creio ser o único, negativo desse mangá - pelo menos por enquanto. Eu vi em alguns canais sobre esse mangá e me interessei. Muitos deles mostraram um marca-página muito legal que acompanhava o mangá. Nesse marca-página, tem o personagem do Jintan, e ao seu lado da Menma, mas ela só aparece se colocar um fundo branco ao marca-página. Achei isso muito interessante. 

Mas a minha surpresa e desapontamento o mangá não vinha com esse marca-página. Entrei em contato com a JBC e eles me disseram que é apenas para os assinantes. Eu não lembro de ter visto isso em alguns dos canais, já que na sua maioria eles recebem esse material das editoras. Realmente uma pena, pois, eu gostei muito desse marca-páginas.

"Super Peace Busters"
Para aqueles que tem mais de vinte e cinco ou trinta anos, será impossível não lembrar do clima Sessão da Tarde com aqueles filmes estilo Conta Comigo ou Goonies. Nessa época as amizades eram diferentes. As turmas se reuniam para jogar bola, passear ou apenas conversar. Muitas turmas criavam clubes secretos e outros não tão secretos assim. 

Anohana começa com um Jintan adolescente, sem muita vontade ou disposição para ir à escola ou fazer outras coisas. Parece que ele desistiu de tudo e está vivendo por osmose. Tem um irmão que não pega muito pesado com ele, então ele continua na mesma vida. Um dia, Menma, sua amiga de infância, aparece em seu quarto. E claro ele se assusta, visto que Menma morreu anos atrás quando eles ainda eram crianças. 



Menma tem um desejo, ou um pedido, mas ainda deixou claro o que é. E, por causa disso, a primeira coisa que ocorre é a reunião desses amigos que há muito não se falam. A partir desse momento nos é apresentado todos os integrantes da "Super Peace Busters", o grupo criado por eles na infância. O mangá alterna o passado e o presente de uma forma muito boa, e não fica confuso. Em algumas cenas estão o personagem do presente e do passado ao mesmo tempo, isso é muito bom pois gera uma empatia ainda maior por eles. 



Alguns personagens se destacam, como Poppo, que era o menor e mais medroso e hoje é um grande adolescente cheio de energia e muito gente boa - apesar de eu achar que deve ter algo ainda não contado sobre ele. Poppo é aquele tipo de amigo que todos querem ao lado. Um cara legal, que anima, quer todo mundo junto e quer sempre ajudar. Logo nesse volume se tornou o meu personagem preferido. Com essa reunião, o intuito é realizar o desejo, ou pedido, de Menma. Mas nem todos acreditam nessa história de Jintan e Menma terá que dar uma força. Será mesmo que eles vão descobrir esse desejo e realizá-lo? 

Um ponto a ser destacado são os desenhos, simplesmente lindos. Algumas cenas e páginas dá vontade de enquadrar de tão bem feito. Seria muito legal se mini-pôsters fossem distribuídos com as edições. Há muito ainda por saber da história de Jintan, Menma, Poppo e seus amigos. Quais motivos fizeram Menma voltar, ou aparecer? O que realmente houve come ela e com o grupo? Estou realmente ansioso para saber o que vem por ai. E com certeza, ao fim do mangá irei procurar o anime. 

Se você tem saudades da infância, daquele tempo de turma, de amigos reunidos, gostava dos filmes de amizades da Sessão da Tarde eu recomendo esse mangá. São apenas 3 edições, então não há razão para deixar passar, não é mesmo?

Esse vai pra estante.

Editora: JBC
216 páginas
Papel Pisa Brite
R$ 14,90
Completo em 3 volumes

Comentários

  1. Bom demais!!
    Já garanti o meu também, por ser só em três edições achei que seria uma boa. Talvez eu faça uma resenha quando a história for completada!

    Parabens, Zanotte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Rafa! Curti muito esse primeiro volume, acho que vai vir coisa boa ainda.Vou aguardar sua resenha ao final... Certeza que vou procurar o anime depois... :D

      Excluir

Postar um comentário