Habemus Guerras Secretas!


Mas, afinal, o que são as Guerras Secretas?


Guerras Secretas é um mega evento ou uma mega saga da Marvel onde teremos o fim do universo Marvel nos quadrinhos como conhecemos e teremos um novo começo.
Nos quadrinhos existem os "Multiversos", ou seja, universos alternativos onde podemos ter variações de um mesmo personagem. No caso da Marvel temos o Universo 616 (que seria o nosso universo atual) e o Universo 1610, o Universo Ultimate e existem outros universos que aprecem em histórias separadas nos "E se" da vida, e por ai vai. 



O Universo 616 é onde temos o Homem-Aranha que conhecemos, assim como o Capitão América, X-Men, Thor e outros. Já no Universo 1610 (Ultimate) temos o Miles Morales sendo o Homem-Aranha, o Sam Wilson (Falcão) sendo o Capitão América, Os Supremos que seria Os Vingadores do Universo 616. Inclusive o universo cinematográfico da Marvel é inspirada nos Supremos do Universo Ultimate. 



Houve um evento chamado Incursão, onde esses dois entrarão em colisão, o 616 e o 1610. E os heróis (e vilões) de ambas as terras traçam planos para tentar impedir essa colisão e salvar um dos mundos. Mas, como sabemos, nada foi possível fazer e então criou-se um novo mundo, o Battleworld (conhecido aqui como Mundo Bélico, aqui um mapa interativo mostrando todas as terras). Nesse mundo há regiões divididas como se fossem países, e cada pedaço é um universo de um personagem. Como exemplo, temos o Gamamundo, onde está o Planeta Hulk; as Terras Mortas, onde vemos o universo Zumbis Marvel; o Aracnia, onde encontra-se o Aranhaverso, e diversos outros. 

Mundo Bélico

Serão quarenta e seis (46) edições, sendo que nove (9) delas é a história principal de Guerras Secretas. A diferença é que aqui elas sairão em arcos fechados, ou seja, A Era do Apocalipse terá uma edição com as cinco edições americanas. E ao final dessas quarenta e seis edições, nada será como antes e teremos um novo Universo Marvel. Houve uma primeira Guerras Secretas, lá em 1984. Se você quiser se aprofundar nesse assunto, indico o canal no YouTube 2Quadrinhos, e o site Universo HQ para começar sua pesquisa. Lá você vai achar ótimos vídeos, artigos e podcasts com muita informação e garanto que ficará surpreso com muita coisa nesse maravilhoso mundo da nova arte. 



Mas, creio eu, você quer saber dessa Guerras Secretas atual, certo?
Então vamos lá. 



Ela saiu nas gringas em 2015, e, claro, que por conta da internet e do atraso entre as publicações lá e aqui, ficamos sabendo de muita coisa antes de chegar aqui em Terras Brasilis. Muitas vezes ficamos como o Capeta correndo da Cruz, escapando de spoilers aqui, uma imagem ali e etc. Mas não é 100% garantido. Mas agora ela está aqui em nossas mãos e podemos aproveitar mais esse evento histórico da Marvel. 




Tentarei, sempre que possível, colocar aqui algo sobre as edições lançadas. Pode ser que demore uns dias, visto que a Panini (editora que detém os direitos aqui no Brasil) parece não levar muito à sério a questão "assinantes" e as edições acabam chegando aqui muitos dias depois de terem saído nas bancas, então, já peço desculpas se houver algum atraso. Como eu não seguia todo o universo Marvel antes (haja grana), então, em muitos casos, vou ater-me ao volume de Guerras Secretas em questão e procurar saber algo como era antes. 
Em Julho tivemos duas edições: Guerras Secretas #1 e Guerras Secretas: X-Men A Era do Apocalipse #1. Há algumas edições que eu quero muito ler, entre elas estão Homem-Aranha Renove seus Votos e Velho Logan.







Guerras Secretas #1




Aqui temos o começo de tudo. Mesmo que você não tenha lido nada antes, não saiba das Incursões, nem quem estava envolvido, há uma pequena explicação de tudo, e não fica complicado entender. No canal 2Quadrinhos, que citei acima, há um vídeo falando das Incursões, quem estava envolvido e mais detalhes. É um resumão sensacional para você ficar ambientado com tudo. Recomendo.



Nessa edição temos a Valéria Richards (filha do Senhor Fantástico com a Sue Storm) explicando para a Fundação Futuro o que está por vir. Essa edição saiu originalmente em Free Comic Book Day 2015 (junho/15) (qualquer dia falo sobre o Free Comic Book Day, algo utópico aqui). Esse foi um material gratuito, (sim, na faixa, no 0800) lançado no Free Comic Book Day onde mostra um pequeno resumo, um trailer do que viria ser as Guerras Secretas. 



Em Secret Wars 1 já começamos a ver o que os heróis e vilões das duas terras tentam fazer para defender seu lado, e vemos que há um personagem importante que está tramando algo grande. Há um diálogo com Deus, ou uma entidade suprema que parece controlar os eventos. A guerra começa, cada um querendo defender seu lado ou uns querendo defender e outros querendo invadir. Como em toda guerra, há baixas. E alguns heróis são "recrutados" para uma base segura, e há heróis de ambos universos. 



Como já foi citado, nada será como antes, alguns heróis e vilões vão morrer, universos deixarão de existir, pode haver uma fusão entre outros universos. Mas eles nada sabem. Ainda não tem total dimensão dos acontecimentos, assim como nós (que esperaram até agora para saber de tudo. Ainda restam oito edições, e muita coisa ainda há de acontecer. 





Guerras Secretas: X-Men A Era do Apocalipse #1




Esse é o primeiro Tie-in de Guerras Secretas, onde mostra um universo onde Apocalipse é o soberano, o X-Men como conhecemos não existe mais, há grupos a favor dos humanos, contra os mutantes, a favor dos mutantes, e tudo isso soou meio confuso no começo. Os heróis estão diferentes, quem era aliado hoje é inimigo. Demorei um pouco para entrar no ritmo dessa revista. 



Os comentários lá fora sobre essa edição não foram bons, as notas de resenhas foram muito baixas. E agora entendi a razão. É tudo confuso, a história se arrasta, um personagem que parece ser importante, nota-se que se tirá-lo não fará grande diferença. Como de se esperar, há muitas baixas também nesse universo. E o desfecho foi corrido, tudo acontecendo muito rápido com uma solução, ao meu ver, irreal demais mesmo para um quadrinho e algo muito fácil. Das cinco edições contidas nessa revista, três são desenhadas pelo Gerardo Sandoval. Eu já vi materiais dele em outras revistas e não gostava. Os desenhos são exagerados, os personagens tem grandes mãos e pés, um corpo enorme, e a cabeça pequena. É estranho, não chega a ser horrível, mas essa arte caberia bem em outro tipo de material. Em alguns momentos lembra um pouco os mangás, com seus exageros nas lutas e nas feições (e olha que eu gosto de mangá). 



Agora é segurar a ansiedade e aguardar as próximas edições, e assim que possível elas vão aparecendo por aqui. 



Abaixo está o checklist com todas as edições de Guerras Secretas.
É isso ai. 



Guerras Secretas #1
Free Comic Book Day (junho/15)
Secret Wars 1 (julho/15)
Jonathan Hickman
Esad Ribic
Ive Svorcina

Avaliação: ***



Guerras Secretas: X-Men A Era do Apocalipse #1
Secret Wars: Age of Apocalypse 1- 5 (set/15- dez/15)
Fabian Nicieza
Gerardo Sandoval (Edições 1 - 3)
Iban Coello ( Edições 4 e 5)
David Curiel
Katie Kubert 
Axel Alonso

Avaliação: **


Checklist Guerras Secretas




JULHO
- Guerras Secretas 1
- Guerras Secretas: X-Men 1



AGOSTO
- Guerras Secretas 2
- Guerras Secretas 3
- Guerras Secretas: Homem-Aranha 1
- Guerras Secretas: Guardiões da Galáxia 1
- Guerras Secretas: Vingadores
- Guerras Secretas: X-Men 2
- Velho Logan 1



SETEMBRO
- Guerras Secretas 4
- Guerras Secretas 5
- Guerras Secretas: A Era de Ultron vs. Zumbis Marvel
- Guerras Secretas: Inumanos 1
- Guerras Secretas: Esquadrão Sinistro 1
- Guerras Secretas: Planeta Hulk 1
- Guerras Secretas: Futuro Imperfeito 1
- Guerras Secretas: O Comando Selvagem da Sra. Deadpool 1
- Guerras Secretas: Homem-Aranha 2
- Guerras Secretas: Guardiões da Galáxia 2
- Guerras Secretas: Vingadores 2
- Guerras Secretas: X-Men 3
- Guerras Secretas: X-Men 4
- Velho Logan 2

OUTUBRO
- Guerras Secretas 6
- Guerras Secretas 7
- Guerras Secretas: Guerra Civil 1
- Guerras Secretas: Mestre do Kung Fu 1
- As Guerras Secretas de Deadpool 1
- Guerras Secretas: Homem-Aranha 3
- Guerras Secretas: Guardiões da Galáxia 3
- Guerras Secretas: Vingadores 3
- Guerras Secretas: X-Men 5
- Guerras Secretas: X-Men 6
- Velho Logan 3

NOVEMBRO
- Guerras Secretas 8
- Guerras Secretas 9
- Guerras Secretas: Zonas de Guerra 1
- Guerras Secretas: Cerco & Caveira Vermelha 1
- Guerras Secretas: O Fim do Universo Ultimate 1
- Guerras Secretas: Homem-Aranha 4
- Guerras Secretas: Guardiões da Galáxia 4
- Guerras Secretas: Vingadores 4
- Velho Logan 4
- Guerras Secretas: Capitã Marvel & a Tropa Carol 1

DEZEMBRO
- Guerras Secretas: Os Últimos Dias do Surfista Prateado 1
- Velho Logan 5

Comentários