Memórias Secretas [Filme]


É fato que a Segunda Guerra, o Nazismo deixaram marcas, tanto físicas quanto psicológicas que serão lembradas por anos, principalmente os eventos em Auschwitz. É fato, também, que esse assunto é polêmico, e que há os odeiam e os que tem certo, apreço. Em mim esse assunto gera muita curiosidade. Já assisti a vários filmes e séries a respeito. Consumi livros, artigos, textos e outras coisas sobre esse assunto. 

Eu tenho uma grande vontade e curiosidade de conversar com alguém que esteve lá, gostaria de ouvir de pessoas que estiveram dos dois lados. Mas, sabemos que muitos dos sobreviventes, hoje em dia, são idosos e a maioria não gosta de tocar nesse assunto, toda essa história e detalhes há de se perder no tempo. Temos registros históricos sim, livros e filmes. Mas quem pode garantir toda veracidade, não é? E temos consciência que, infelizmente, o povo brasileiro não liga para história e muito menos em mantê-la. Mas isso fica para um post futuro. 


Memórias Secretas (Remember, 2015), é dirigido pelo egípcio Atom Egoyan, e recebeu várias indicações em várias premiações pelo mundo, entre esses prêmios, o de Melhor Roteiro no Festival de Veneza em 2015. Zev (Christopher Plummer) e Max (Martin Landau) vivem em um lar para idosos, e após o falecimento da esposa de Zev (Ruth) eles resolvem levar à cabo a procura pelo guarda nazista responsável pela morte de seus familiares no campo de Auschwitz. Max não pode locomover-se, e cabe, então, a Zev a missão de procurar o responsável. Mas Zev possui demência, e em certos momentos ele esquece de onde está ou quem é, e tem que lidar com esse problema durante sua jornada.

A narrativa do filme é interessante. Munido de uma carta feita por Max, Zev sai à procura do guarda nazista. Ele começa sua procura pelos Estados Unidos chegando até mesmo a cruzar a fronteira. Confesso que filmes com idosos me deixam um pouco apreensivo, por vários motivos, quando o personagem lembra um ente seu muito querido essa apreensão aumenta, e fica impossível não sentir-se na pele dele. No começo vemos o plano ser trabalhado, mostra aos poucos como ele foi arquitetado e em alguns momentos o flashback explica algumas partes da conversa entre Zev e Max. 

Existe o nervosismo de algo acontecer ao Zev, se ele vai conseguir seguir o plano, se ele vai encontrar ou não o guarda que ele está à procura. Como Max já deixou tudo bem planejado, Zev não precisa se preocupar com muita coisa, a não ser sua memória. Durante essa jornada ele encontra pessoas que acabam por surpreendê-lo. Há uma cena emocionante quando ele reencontra um sobrevivente do campo. Interessante ver como as pessoas são complacentes com idosos. Claro que não são todos, mas sempre há um olhar recriminatório que diz muita coisa, e só resta a ele sorrir. Mas é praticamente impossível desconfiar de alguém assim, por isso ele é sempre bem recebido. 


Apesar do filme ser focado nessa busca, ele não é cansativo, a narrativa soa de maneira suave, e por vezes a vontade é de entrar pela tela para ajudá-lo. Mas nem sempre as coisas saem como ele deseja, e medidas drásticas são tomadas. Nesse momento o tom do filme muda, o nervosismo e a apreensão aumentam. Podemos ver a raiva, a angústia, a decepção, o pouco caso, a tristeza e o arrependimento em vários personagens. Algo assim, que marca a vida de milhares e milhares de pessoas não é algo fácil de ser esquecido. Pode-se tentar, mas um dia a toda verdade aparece na nossa frente. E é impossível saber qual será a reação a ser tomada. 

Memórias Secretas é emocionante, triste, e até revoltante em alguns momentos. Um filme que nos faz pensar em atitudes, o que devemos fazer, o que queremos fazer e o principal, o que podemos fazer. E tem um desfecho que certamente irá entrar na minha lista de mais emocionantes. Precisei de alguns minutos após o encerramento para poder absorver tudo aquilo. 




Abaixo o trailer legendado, caso tenha interesse, mas aconselho assistir ao filme direto. 
É isso aí.



Memórias Secretas (Remember, 2015)
Direção: Atom Egoyan
Roteiro: Benjamim August
Música composta por: Mychael Danna

Chistopher Plummer
Martin Landau
Bruno Ganz
Dean Norris

Disponível no Netflix (por tempo indeterminado)
Avaliação: ****

Comentários