Que Mundo é Esse?


"Três jovens brasileiros saem pelo planeta tentando entender e explicar circunstâncias, contextos, origens e desdobramentos de fatos, situações e personagens do nosso tempo."


Sabemos que mundo está em constante mudança. Mas você sabe realmente o que acontece do outro lado do oceano?


Que Mundo é Esse? é uma série jornalística do canal GloboNews que conta com duas temporadas de quatro episódios e um episódio especial sobre os refugiados.
André Fran, Michel Coeli e Felipe UFO vão à lugares que muitos não vão para mostrar como é a realidade desses locais. Esses três jornalistas tiveram uma outra série com a mesma temática chamado Não Conta Lá em Casa, que passava no canal Multishow. Também recomendo essa série que mostra Mianmar, Coréia do Norte, Irã e Iraque entre outros. Cursos online de idiomas.


Em Que Mundo é Esse? somos levados para o Curdistão, um país que não é país. Em uma área dominada pelo Estado Islâmico, o Curdistão é um oásis no meio da guerra. Um local onde as pessoas sonham que poderá tornar-se uma nação. Com certeza é um realidade completamente diferente da nossa, mesmo com todas nossas mazelas, é praticamente impossível pensarmos na situação que o povo curdo está. É mostrado todo o contraste naquela região. 

Em outro momento, eles nos levam para Gana e Quênia. Gana é o maior lixão de eletrônicos do mundo. Praticamente todo lixo eletrônico da Europa e de outras partes do mundo é levado pra lá. As condições de vida são baixíssimas. Jovens, adultos, homens e mulheres no meio do lixo, queimando restos para poder separar o cobre para venda. Essas pessoas não vivem mais de 30 anos, por conta de toda essa insalubridade. Há quem tente fazer algo para mudar, mas, infelizmente, é muito pouco. Sem ajuda é algo praticamente impossível. É um local praticamente esquecido, onde os grandes países não tem nenhum interesse em ajudar. 



Já no Quênia, vemos o projeto da Muralha Verde, que tem como intuito deter o impacto do deserto do Saara em cerca de onze países. Vemos todos estudos relacionados às epidemias e o projeto Living Positive, que cuida de jovens mães contaminadas com o vírus da AIDS. Conhecemos o M-Pesa, um sistema eletrônico de transferência e pagamentos que possui mais de 17 milhões de usuários. Sistema esse todo desenvolvido ali mesmo. Mas o Quênia é o maior exportador de flores do mundo, e tem um sistema complexo e funcional de produção e distribuição. 



Esse tipo de série é importante para nos mostrar o que há fora da nossa caixa. O mundo é muito complexo e precisamos saber do mínimo que acontece ao nosso redor. São episódios curtos, de certa de vinte e cinco minutos. São episódios bem feitos, mostrando que muitos programas jornalísticos não teriam tempo de mostrar. Conhecimento é sempre bem vindo, e ampliarmos nossos horizontes em um mundo globalizado é essencial.



Que Mundo é Esse? (2015/206)

Disponível no GloboNews Play ou no NET Now.
Avaliação: ****



Que Mundo é Esse? 

Não Conta lá Em Casa 

Comentários