27 de março de 2017

Felipe Neto - Minha Vida Não Faz Sentido





Um canal de sucesso no Youtube, um livro e uma peça de teatro que durou uma longa temporada. “Minha Vida Não Faz Sentido” encerra com um especial para o Netflix e traz de volta Felipe Neto ao serviço de streaming.
Logo no começo Felipe Neto já alerta que se a pessoa está atrás de um “stand-up”, não vai encontrar ali. E é verdade. A peça não é um stand-up. Ela tem um roteiro bem definido e é muito bem ensaiado (ou decorado). Claro que cabe algumas piadinhas, citações e zueiras com o público, mas não tira o foco do assunto principal. 


Essa peça é simplesmente Felipe Neto no palco e mais nada. Eu, particularmente, acho muito difícil algo assim. Ficar cerca de 1h30 sozinho no palco tendo que prender a atenção do público e tendo o texto todo na ponta da língua não é para qualquer um. Mas a peça, que ele fala não se tratar de um stand-up, tem um jeito de palestra motivacional com uma pitada de humor - algo característico dele. Ele alterna entre Felipe Neto (Felipinho) e o Felipe Neto do canal, aquele com óculos escuros, onde a ideia principal é ter um “alter-ego” que contará toda a verdade que o Felipe Neto original deixa de contar. A ideia é interessante e funciona em alguns momentos, mas na maioria das vezes parece que os dois personagens se fundem e não sabemos mais qual é que está lá. 


Alguns assuntos polêmicos que ele já apresentou em seu canal são abordados na peça, desde a educação de filhos, passando pelo sistema educacional e homofobia. Com esse tom de palestra motivacional ele conta como foi seu início, o que fazia quando mais jovem, como chegou ao YouTube e o que fez quando se deu conta do sucesso. Se você é fã ou acompanha o Felipe Neto a certo tempo, já sabe um pouco dessas coisas. Mas é interessante saber dessa forma cronológica. Caso você não goste de palestras motivacionais ou auto-ajuda, pode se sentir um pouco incomodado com isso. 

O roteiro é bom, bem escrito e alinhado, e mesmo com alguns improvisos ele não foge do assunto principal. O que me incomodou no programa foi o som, que pareceu ruim no começo (não sei se foi só aqui, caso você assista me diga se teve), a edição que em alguns momentos possui cortes bruscos e fica um pouco estranho, uma pessoa que ria de modo histérico à cada fala (sim, isso me incomoda muito), e claro, a “fanboice”. Sabemos que a maioria dos fãs do Felipe Neto são adolescentes, e muitos dos adultos que estavam lá foram para acompanhar esses adolescentes, mas o histerismo com esses “ídolos” é algo que eu não entendo. À cada entrada em cena gritos e mais gritos histéricos eram proferidos, até mesmo em momentos que não cabiam tais ações.



No geral, é uma peça interessante com alguns assuntos polêmicos e que ele deixa claro como ele “evoluiu” durante esses anos. Isso é algo que acho bom nele, ver o que fez no passado e ter consciência de dizer que naquele tempo tinha pouco conhecimento e agora corrigir tais “erros”. Não é um programa indispensável, é para aquele momento que você não encontrou nada, não está procurando nada específico, ou quando maratona uma série e não quer emendar outra logo após.

Minha Vida Não Faz Sentido 2017

Duração: 1h30

Netflix

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Newsletter